RETROFIT - UM RESGATE DE VALORES

arquiteto Rodrigo Espindola

 

O significado de Retrofit vai além do conceito de uma reforma na construção civil. Considera a adaptação e o melhoramento de sistemas

para atender às normas e necessidades atuais do uso da edificação, transformando edifícios que estavam fora do mercado imobiliário em espaços modernos e competitivos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O conceito de Retrofit é incorporado nos processos de construções sustentáveis, pois reutiliza um edifício em vez de demoli-lo. Existem inúmeras vantagens nesse processo, como: evitar o impacto de uma nova construção, reduzir a quantidade de entulho de uma obra, reduzir extração, fabricação e transporte de materiais novos, utilização de sistemas mais eficientes que reduzem o consumo de água, de energia e a necessidade de manutenção, eleva a potencialidade do imóvel e sua competitividade no mercado, entre outros.

 

Além de todas as vantagens técnicas, é importante ressaltar a importância de preservar a história da edificação. A história é formadora da identidade e nos oferece referências que ajudam a nortear os nossos caminhos.

 

Portanto, não estamos fazendo uma reforma em um dos mais antigos pavilhões do Lar dos Velhinhos de Campinas, estamos fazendo um Retrofit para possibilitar o uso dele e atender às necessidades atuais da instituição. Acima de tudo, estamos resgatando a rica história que ali, naquele edifício, está escrita em cada tijolo, camada de tinta e corredor.

 

Esse trabalho é o mínimo que podemos fazer para garantir que essa história tão valiosa continue

sendo uma referência por muitos anos para muitas pessoas.