CONVERSAS TÉCNICAS

com certificado de participação

Valor do ingresso para um único dia*: R$32,00 (R$16,00 meia)

*inclusive visitação aos ambientes da Mostra

11/10

QUARTA

Soluções Sustentáveis

16h00

Como a automação residencial pode agregar valor ao conceito de sustentabilidade?

Estevam Donnabella (Controllar)

Estevam Donnabella é formado pela Universidade de Campinas UNICAMP em engenharia Mecatrônica e atua no mercado de automação residencial desde 2012. Em 2016 virou sócio-diretor na empresa CONTROLLAR Automação Residencial e vem desenvolvendo um trabalho de conscientização nos profissionais da área sobre a relação da automação residencial e a sustentabilidade, tanto é que foi convidado pela GBC Brasil para dar uma entrevista na posição de "Green Builder Mind"

17h00

Iluminação eficiente

Daniel Feldman (IPOG)

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ. Atualmente atua como Gestor Comercial na

empresa de iluminação CELENA e é professor em cursos de pós-graduação na área Arquitetura e

Urbanismo, com ênfase em Iluminação, atuando principalmente nos temas de iluminação artificial,

produtos de iluminação, lâmpadas e controles de iluminação profissional. Especialista em Iluminação

e Design de Interiores pelo IPOG e em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo CEFET/RJ. Na

área comercial, atua no mercado de iluminação há 20 anos em empresas como Trust, Lumicenter,

Philips e Casarão Lustres.

 

18h00

Burle Marx e os Jardins do Brasil

Lourenço Dantas

Arquiteto e paisagista. A Mostra + Sustentável traz para mim novos ares na proposta para uma exposição de arquitetura e paisagismo. Nos meus 25 anos de experiência em mostras desse tipo, vejo que o trabalho dos arquitetos vai contribuir não só para as inovações do mercado, mas também na responsabilidade com a sustentabilidade, acessibilidade e principalmente com o papel de cidadão para uma entidade assistencial como o Lar dos Velhinhos, que há mais de 50 anos presta serviços a Campinas. É um grande prazer poder fazer parte dessa equipe!

4/10

QUARTA

CONTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

16h00

Produtos de qualidade premium

Davi Gordon (Sulvicor)

Comunicação e Marketing, Liberty University - Virginia, EUA. Quase 20 anos de atuação no ramo de tintas imobiliárias, treinamento em diversos cursos do setor, atuação comercial em São Paulo e região, ministração de treinamentos de produtos, assistência técnica e assessoria comercial.

17h00

Logística reversa de entulho e agregados: uma abordagem para construções sustentáveis

Rafael Cossiello (Serello Ambiental)

Doutorado e mestrado em físico¬-química e gradução em Química pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo (UNICAMP). Experiência síntese e caracterização de polímeros e dispositivos orgânicos emissores de luz (OLED), rotas petroquímicas, matérias¬ primas renováveis, mecânica molecular e simulação de processos de engenharia química. Fluência em inglês, espanhol e italiano. Produção literária de 10 artigos publicados em revistas internacionais, sendo capa da Synthetic Metal de abril 2008, 2 patentes registradas no INPI, 2 participações de banca de doutorado, orientações de trabalho e gestão de projetos entre empresas e universidades. Possui MBA Executivo no INSPER/SP. Foi pesquisador da Natura Inovação entre 2007 e 2008, trabalhou com desenvolvimento de nanotecnologias na Oxiteno S/A entre 2008 e 2010 e atuou na inovação corporativa da Braskem na prospecção e avaliação de tecnologias renováveis e petroquímicas entre 2010 e 2013. Atualmente é socio-diretor da Serello Ambiental, uma empresa de reciclagem de resíduos da construção civil que atende a Região Metropolitana de Campinas recebendo caçambas e reinserindo material agregado (areia, brita, pedrisco) para a construção civil.

18h00

Construções residenciais certificadas

Lourdes Printes (LCP Construções)

Engenheira Civil pela Universidade Mackenzie, Mestre em Engenharia de Barragens, com ênfase no gerenciamento ambiental(USP). É Licenciada em História e Educação pela USP é pós-graduada em Supervisão e Administração Escolar. Sócia proprietária e Diretora técnica da LCP Engenharia e Construções Ltda e da LP Engenharia e Consultoria. A LCP é a 1O. Empresa especializada e pioneira na construção com Painéis Estruturais com EPS no Brasil, sistema SCIP nos EUA.  Desenvolveu a tecnologia do painel Ecogrid com mais de 38 mil m2 de construções residenciais e comerciais desde 1990 no Brasil.  É defensora, há mais de 25 anos, dos processos de Certificação para as construções residenciais no Brasil.

          Foi membro do Comitê relator da RNRS( Resolução Nacional de Resíduo Sólido) e de mesas redondas na Rio +20 com o PNUMA,

          É membro:  do Comitê de Materiais do GBC Brasil Referencial Casa, do Comitê de Estudos para POP(s) na construção civil- Convenção de Stockholm.

          Presidente do Comite “Ar ” para a Certificação Bem Estar/GBC Br.

Palestra em várias universidades brasileiras e como Palestrante Internacional já atuou em Conferências do  USGBC Greenbuild / Congresso UNEP-SBCI, Preparatórios de Stockholm, Conferência Internacional do GBC Brasil , GBC Canada , Construct Canada e Expo Arquitetura Sustentavel

  1.  a receber as principais Certficações Internancionais no Brasil:

- 1. Certificação Residencial Brasileira, Nível Prata, do Referencial Casa do GBC Brasil , 2014.

- 1. Certificação SKA RATING ( UK) das Américas, para loja/SPA /LUSH/SP, 2014

- 1. Certificação LEED FOR HOMES da América latina, outorgada pelo USGBC.

 

19h00

Panorama da construção sustentável no Brasil e suas tendências

Agatha Clavery de Carvalho (GBC)

É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Acreditada como Profissional LEED O+M, para operação e manutenção de edifícios existentes. Como Coordenadora Técnica do Green Building Council Brasil, ONG que fomenta a Indústria da Construção Sustentável desenvolveu, junto com mais de 200 profissionais, o Certificado GBC Brasil Casa e Condomínio.

27/09

QUARTA

PAISAGISMO SUSTENTÁVEL

16h00

Práticas em sustentabilidade no Jardim Botânico Plantarum

Harri Lorenzi

FHarri Lorenzi é engenheiro agrônomo, graduado pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado pela Universidade do Tennessee – EUA.

Trabalhou como pesquisador durante 07 anos no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e durante 13 anos no Centro de Tecnologia Copersucar –Piracicaba-SP.

Foi pesquisador convidado da Universidade de Harvard - EUA em 1998.

Fundador e atual diretor do Instituto Plantarum e Jardim Botânico Plantarum, ambos situados em Nova Odessa – SP.

Sempre se dedicou ao estudo das nossas plantas, tendo já publicado dezenas de trabalhos científicos e livros sobre o assunto.

17h00

Jardim Vertical

Rudolph e Talita - Arte Paisagismo Vertical

Somos especialistas em projeto, execução e manutenção de todos os tipos de jardim vertical preservado, natural e artificial.

As zonas verdes são fundamentais nas cidades, pois, para além de purificar o ar, produzindo oxigénio, mantêm as cidades mais frescas no verão e absorvem as águas das chuvas no inverno, evitando cheias.

Além de transformar o contexto urbano, o jardim vertical atua como filtro de gases poluentes, isolante térmico e acústico, contribui para aumentar a humidade do ar e a biodiversidade e melhora a estética da cidade. Segundo o estudo divulgado pela Universidade de Birmingham, o jardim pode reduzir até 30% da poluição à sua volta.

 

18h00

Iluminação sustentável no paisagismo

Patrícia Fernandes – IPOG

Designer de interiores, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Mackenzie São Paulo na área de iluminação artificial, eficiência energética e conforto lumínico em edifícios corporativos, especialista em iluminação e design de interiores pelo IPOG . É diretora da ABD Campinas, docente pelo IPOG na pós-graduação em master em arquitetura e lighting com as disciplinas: Projeto de Arquitetura e Interiores Residencial e Projeto de Arquitetura e Interiores Comercial. Também é docente pelo IPOG na pós-graduação em design de interiores ambientação e produção do espaço com as disciplinas: Projeto Luminotécnico e Projeto de Interiores Comerciais, e docente em light design comercial e corporativo e light design residencial e paisagismo no CAP, cursos de curta duração IPOG. É docente na graduação da UNIP Alphaville, SP e possui participação em diversas mostras de decoração, dentre elas, Casa Cor e Campinas Decor.

19h00

Burle Marx e os Jardins do Brasil

Lourenço Dantas

Arquiteto e paisagista. A Mostra + Sustentável traz para mim novos ares na proposta para uma exposição de arquitetura e paisagismo. Nos meus 25 anos de experiência em mostras desse tipo, vejo que o trabalho dos arquitetos vai contribuir não só para as inovações do mercado, mas também na responsabilidade com a sustentabilidade, acessibilidade e principalmente com o papel de cidadão para uma entidade assistencial como o Lar dos Velhinhos, que há mais de 50 anos presta serviços a Campinas. É um grande prazer poder fazer parte dessa equipe!

20/09

QUARTA

DESIGN SUSTENTÁVEL

16h00

Design sustentável e desenvolvimento de produtos sustentáveis

Gustavo Rosa - Roca

Formando em Publicidade e Marketing pelo Centro Universitário Padre Anchieta e, cursando no momento, MBA na Fundação Getúlio Vargas, trabalha na ROCA desde 2012, tendo atuado como Coordenador de Marketing Comercial por quase 3 anos. Desde junho de 2015, atua como Supervisor Comercial, gere um time de vendas e é responsável pelo Interior, Vale do Parnaíba e Litoral Norte de São Paulo. Atuou também em sua carreira nas áreas Marketing / Comercial também em empresas de outros segmentos, como a CPFL e a Passarela Calçados. Atualmente na Roca atua fortemente nos canais varejo, engenharia, atacado e especialista. No canal especialista está fortemente em troca de ideias e opiniões junto a profissionais de engenharia e arquitetura do estado de São Paulo, com dinâmicas de troca informações institucionais, técnicas e sustentáveis para com o segmento no que diz respeito ao banheiro.

17h00

Design sustentável na prática

Reginaldo Zanon - IPOG

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Anhembi Morumbi; Especialista em Master em Arquitetura e Iluminação; Membro atuante nos Comitês para elaboração de Normas Técnicas da ABILUX/ABNT; Formação em Técnico em Edificações ETE de Pinheiros (Fundação Paula Souza). Possui cursos profissionalizantes de Elétrica na Escola SENAI e Curso NR-10 – Normas de Segurança do Trabalho. Atua a mais de 22 anos no segmento de Iluminação, atualmente desempenha a função de Gerente de Podutos na empresa NVC Lighting, multinacional líder na fabricação de produtos com tecnologia LED (luminárias, “lâmpadas” e drivers), trabalhou na empresa Sylvania Iluminação (multinacional fabricante de lâmpadas), como Especificador e posteriormente como Gerente de Produtos / Projetos e Marketing, atuou em diversas empresas do mercado, como ITAIM, Omega e Altena Targetti, na área de Projetos de Iluminação, desenvolvimento de produtos e na parte de laboratórios fotométricos. Experiência Internacional: Participação na Light + Building – Feira Internacional da Iluminação-Frankfurt Alemanha – 2006. Foi palestrante convidado em alguns eventos, como Congresso da Abesco sobre Eficientização Energética em 2009 / 2010 e UNICID na semana do Design de Interiores em 2015 . Possui cursos de Eficiência Energética pela Schneider Eletric (Tornando-se Verde com Liderança em Design de Projetos Energéticos e Ambientais/ Conceitos Básicos de Iluminação I para Aplicações de Eficiência Energética/ Conceitos Básicos de Iluminação II para Aplicações de Eficiência Energética/ A Economia da Eficiência Energética). Colaborador de algumas revistas do segmento de Iluminação, na elaboração de artigos técnicos sobre Luminotécnica.

18h00

A experiência da metrópole contemporânea nas artes e arquitetura

André Pinotti - FACAMP

Arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade Mackenzie FAU-Mack.

Mestre pela Universidade de São Paulo FAU-USP, Mestre pelas Universidade de Roma La Sapienza.

Mestre pela Universidade Politécnica da Catalunha -UPC.

Foi fundador , coordenador e professor dos seguintes cursos e instituições :

Cursos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Educação Artística, Design e Moda da Universidade –UNIFMU.

Cursos de pós-graduação em design, arquitetura de interiores e Moda nas Faculdades metropolitanas de Campinas –METROCAMP.

Cursos de graduação e pós-graduação em Design e arquitetura de Interiores. nas Faculdades de Campinas FACAMP.

Foi criador e professor da disciplina de design do ensino médio na Escola Comunitária de Campinas (ECC).

Trabalhou como arquiteto em diferentes escritórios no Brasil e no exterior, até fundar sua própria empresa, em 1998.

Atualmente é professor do curso de pós-graduação em Design Gráfico do SENAC, Coordenador e professor na pós-graduação em Arquitetura de interiores da FACAMP, professor na graduação em design da FACAMP,  e sócio diretor da empresa A.BIT.TEC.TONIC (em Campinas) e APA( em são Paulo) onde desenvolve projetos de arquitetura, urbanismo e design.

19h00

Casas com alma

Karina Vargas e André Lima - Estúdio Glória

Karina Vargas é formada em Moda e Design de Interiores. André Lima é Publicitário e Arquiteto. Juntos, fundaram há 10 anos o Estúdio Gloria, loja que criou uma nova linguagem de mobiliário, a partir do resgate e recriação de móveis descartados. Apresentam, no canal GNT, o programa Admirável Móvel Novo, que mostra o dia a dia do trabalho do estúdio. A conversa irá abordar o tema Casas com Alma, conceito criado pela dupla e aplicado em seus projetos.

13/09

QUARTA

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

16h00

Arquitetura sustentável na prática

Rodrigo Espíndola

Arquiteto & Urbanista, LEED AP BD+C, e desde 2001 trabalha em projetos de arquitetura sustentável, inclusive programas de certificação de edifícios como LEED e PROCEL. Atuou por sete anos nos EUA e, atualmente, através de escritório em Campinas, oferece projetos e consultoria em parceria com escritórios de Curitiba, San Diego e Milão.

17h00

Acessibilidade: a arquitetura como forma de inclusão

Débora Theodoro

Débora Andreoli Theodoro é arquiteta, urbanista e consultora de acessibilidade. Formada pela Puc Campinas em 2012 e intercambista do Politecnico di Milano, na Itália, sempre se preocupou com as questões de acessibilidade nos projetos e nas obras de seu escritório, AT Arquitetura.

Em 2016, depois de muito estudo e sentindo cada vez mais a necessidade da discussão sobre a inclusão nas cidades brasileiras, decidiu criar a inklusiva, cujo foco está totalmente voltado à acessibilidade através de consultoria e projetos de arquitetura.

18h00

Bioarquitetura no mercado da construção civil

Patrícia Campiol

Arquiteta e designer na Baixo Impacto Arquitetura SP, formada em 2012 pela Fachhochschule Mainz, na Alemanha. Fez parte do escritório CUT GmbH, em Heidelberg, onde executou projetos corporativos e públicos, com enfoque em iluminação e energias.

Depois de atuar na coordenação de projetos nas multinacionais SCHOTT e LEICHT, entendeu a importancia do papel da arquitetura na ecologia e sustentabilidade. Foi neste momento que passou a trabalhar pela propagação dos conceitos de arquitetura sustentável e permacultura.

Atualmente também faz parte da ONG ASSUMA - Associação para Sustentabilidade e Meio Ambiente - onde realiza projetos de educação ambiental relacionada à construção civil.

19h00

Edifícios certificados: Case do primeiro edifício residencial certificado de Campinas

Rodrigo de Carvalho Basso

Consultor GBC Brasil Casa, com mais de 10 anos de experiencia em gestão de projetos, responsável por novos negócios da construtora e incorporadora Montage.